Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar

A EMIS na Escola Camilo Castelo Branco

A realidade da condição humana, para ser vivida na sua plenitude, exige da escola a consciencialização desta condição, como objeto essencial de todo o ensino. Neste sentido, em setembro de 2019, a Equipa Multidisciplinar chega à Escola Secundária Camilo Castelo Branco, à semelhança do que aconteceu nos restantes estabelecimentos de ensino, fruto de uma aposta do Município de Vila Real.

Esta equipa, constituída por 4 elementos da área da Psicologia, Terapia da fala, Psicomotricidade e Ação Social, surge após uma medida contratualizada, pelo Município de Vila Real, na prossecução de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), com a tutoria do pelouro da educação.

Em articulação estreita com a direção da escola, é construído, anualmente, um Plano Anual de Atividades, com mais de 30 atividades, de temáticas diversas, constituído e executado de forma participada, dentro de princípios de responsabilização dos vários intervenientes na vida escolar e de adequação a características e recursos da escola e às solicitações e apoios da comunidade em que se insere.

Como parte constituinte desta escola, defendemos, sempre, que é possível uma sociedade diversa da existente, de modo que integre as diferenças, supere as contradições e estimule um reconhecimento mais efetivo da importância máxima e ímpar do ser humano e, por isso, dirigimos o nosso plano de ação neste sentido, pretendendo dar o nosso contributo na construção do caminho escolar e pessoal dos nossos estimados alunos. Estamos certos que ser uma cidadã e cidadão de sucesso, passa por ser ativo, responsável, dinâmico, sensível e proativo. Um dos nossos objetivos, a par do combate ao insucesso e abandono escolar, foi fazer parte desta escola que desempenha um papel tão decisivo e importante, pois ao promover no seu âmbito cotidiano os mecanismos propositivos, como o diálogo e participação, permite que as relações sociais se tornem a base aonde se apoiarão o desenvolvimento psicossocial e humano das crianças.

O VOSSO SUCESSO é o nosso OBJETIVO!

Susana Santos
Coordenadora EMIS

 

Recursos Humanos:

  • Psicologia – tempo parcial
  • Terapia da Fala – tempo parcial
  • Psicomotricidade – tempo parcial
  • Assistente Social – tempo parcial

 

Contactos
  • Largo dos Freitas | 5000 - 657 Vila Real
  • 259 309 430
  • 259 321 662
  • secretaria@esccbvr.pt