Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar

A EMIS na Escola Camilo Castelo Branco

A realidade da condição humana, para ser vivida na sua plenitude, exige da escola a consciencialização desta condição, como objeto essencial de todo o ensino. Neste sentido, em setembro de 2019, a Equipa Multidisciplinar chega à Escola Secundária Camilo Castelo Branco, à semelhança do que aconteceu nos restantes estabelecimentos de ensino, fruto de uma aposta do Município de Vila Real.

Esta equipa, constituída por 4 elementos da área da Psicologia, Terapia da fala, Psicomotricidade e Ação Social, surge após uma medida contratualizada, pelo Município de Vila Real, na prossecução de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), com a tutoria do pelouro da educação.

Em articulação estreita com a direção da escola, é construído, anualmente, um Plano Anual de Atividades, com mais de 30 atividades, de temáticas diversas, constituído e executado de forma participada, dentro de princípios de responsabilização dos vários intervenientes na vida escolar e de adequação a características e recursos da escola e às solicitações e apoios da comunidade em que se insere.

Como parte constituinte desta escola, defendemos, sempre, que é possível uma sociedade diversa da existente, de modo que integre as diferenças, supere as contradições e estimule um reconhecimento mais efetivo da importância máxima e ímpar do ser humano e, por isso, dirigimos o nosso plano de ação neste sentido, pretendendo dar o nosso contributo na construção do caminho escolar e pessoal dos nossos estimados alunos. Estamos certos que ser uma cidadã e cidadão de sucesso, passa por ser ativo, responsável, dinâmico, sensível e proativo. Um dos nossos objetivos, a par do combate ao insucesso e abandono escolar, foi fazer parte desta escola que desempenha um papel tão decisivo e importante, pois ao promover no seu âmbito cotidiano os mecanismos propositivos, como o diálogo e participação, permite que as relações sociais se tornem a base aonde se apoiarão o desenvolvimento psicossocial e humano das crianças.

O VOSSO SUCESSO é o nosso OBJETIVO!

Susana Santos
Coordenadora EMIS

 

Recursos Humanos:

  • Psicologia – tempo parcial
  • Terapia da Fala – tempo parcial
  • Psicomotricidade – tempo parcial
  • Assistente Social – tempo parcial

 

Contactos
  • Largo dos Freitas | 5000 - 657 Vila Real
  • 259 309 430
  • 259 321 662
  • secretaria@esccbvr.pt
Comentários recentes
    Text Widget

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse hendrerit.

    Dignissim lorem, sit amet mi pellentesque nunc vel finibus ullamcorper, metus diam scelerisque purus, rhoncus metus odio sed nisl. Maecenas pulvinar ante eleifend justo blandit, id laoreet nibh euismod.